O sucesso do TikTok deve-se, atualmente, ao formato curto nos conteúdos em vídeo compartilhados na sua plataforma. A popularidade deste novo tipo de conteúdo conquistou rapidamente o público jovem e levou gigantes como o grupo Meta (ex-Facebook) a imitar esta ideologia com os Reels no Instagram, fenômeno registrado também nos Shorts do YouTube, por exemplo.
Em pouco tempo o TikTok se tornou referência para criação de conteúdo online. De acordo com vários indicadores, compete já com o Google e Google Maps como principal meio de descoberta de novos locais e experiências.
Porém, as ambições da ByteDance, atual detentora (responsável) do TikTok, estão focadas agora no streaming de música, setor liderado pelo Spotify e pelo Apple Music.
Do vídeo para o streaming de música, em breve teremos o TikTok Music
Em causa está uma patente efetuada pela mãe do TikTok, a ByteDance, em maio e agora de conhecimento público. Sucintamente, a nova patente visa proteger a marca “TikTok Music” com a descrição a apresentar um serviço de streaming de música em moldes parecidos ao do Spotify e Apple Music.
Mais concretamente, o serviço permitirá ao inscrito comprar, reproduzir, descarregar e compartilhar música. Ao mesmo tempo, também poderão criar conteúdos como lista de reprodução, podendo também divulgar através do app. O melhor de tudo é que o usuário poderá comentar as músicas e claro, usar as faixas durante as suas streams em direto, bem como nos seus vídeos.
TikTok now lets artists pre-release songs before they go live on streaming.
It also filed a trademark for ‘TikTok Music,’ its own streaming service.
TikTok is the music industry’s top of funnel, but it’s making moves to be the whole entire funnel.
— Dan Runcie (@RuncieDan) July 30, 2022
A novidade propriamente dita foi recebida com naturalidade por vários usuários. Uma vez que atualmente o TikTok já é uma das principais plataformas de descoberta de nova música, o próximo passo será, como que naturalmente, providenciar um serviço maior e com contornos similares ao do Spotify e Apple Music.
Uma nova experiência interativa de música como alternativa ao Spotify e Apple Music
The "TikTok Music" trademark filing covers a range of potential uses for the app, from playing music to user comments and livestreaming “interactive media programming.” https://t.co/IkfbSIo6zc
— billboard (@billboard) July 30, 2022
A propósito, lembramos que esta mesma ByteDance já havia disponibilizado um aplicativo de streaming de música em mercados como o Brasil, Índia e a Indonésia. O app foi apelidada de Resso e integrou um projeto iniciante nesta área. Agora, o TikTok Music pode integrar o know-how adquirido e novas funcionalidades para se afirmar perante as líderes do segmento.
Note, porém, que de momento não sabemos exatamente quais serão os contornos deste aplicativo e plataforma de música. Não obstante, será seguro colocar este app como uma junção de rede social, streaming de música e plataforma de criação de conteúdos integrados no TikTok.
Por fim, tal como foi dito na a publicação The Verge, a submissão de patente teve lugar nos Estados Unidos da junto do órgão competente, o USPTO.
Leia mais: