A Sony anunciou que está trazendo taxa de atualização variável para o console PlayStation 5. O recurso será lançado por meio de uma atualização de software, que estará disponível globalmente esta semana. A Sony anunciou pela primeira vez que o recurso voltaria em novembro de 2022
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O VRR no PlayStation 5 pode ser ativo por meio de uma opção nas configurações de tela e vídeo. Pode ser aplicado apenas em games suportados ou forçado a funcionar em todos os jogos através de uma opção adicional. A última opção pode causar alguns efeitos visuais estranhos e pode não funcionar necessariamente em todos os casos.
A Sony anunciou uma lista de títulos que receberão suporte nativo de VRR nas próximas semanas. Isso inclui Astro’s Playroom, Call of Duty: Vanguard, Call of Duty: Black Ops Cold War, Destiny 2, Devil May Cry 5 Special Edition, DIRT 5, Godfall, Marvel’s Spider-Man Remastered, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, Ratchet & Clank: Rift Apart, Resident Evil Village, Tiny Tina’s Wonderlands, Tom Clancy’s Rainbow Six Siege e Tribes of Midgard.
Mais jogos receberão suporte nativo para VRR por meio de uma atualização de jogo. O recurso provavelmente também será incluído no lançamento para os próximos jogos.
Infelizmente, há um problema com esta notícia, e esse é o recurso compatível apenas com televisões e monitores que suportam HDMI 2.1. Embora o suporte VRR tenha sido oficialmente adicionado à especificação HDMI com a versão 2.1, os fabricantes de televisores e monitores habilitaram o recurso mesmo nos modelos HDMI 2.0.
Esta é uma decisão bastante estranha da Sony, pois os consoles Xbox Series X/S e até mesmo os consoles Xbox One X/S suportam VRR mesmo em monitores HDMI 2.0. A decisão da Sony acarreterá em apenas um punhado de usuários com monitores HDMI 2.1 capazes de usar esse recurso, com a grande maioria dos usuários sendo deixados de fora.
Para aqueles que estão se perguntando sobre o motivo do aviso, a taxa de atualização variável sinaliza uma tela compatível para atualizar apenas quando o console ou a GPU emitir um novo quadro. Isso garante que a taxa de atualização da tela esteja em perfeita sincronia com a saída da tela, o que remove instâncias de rasgo de tela sem ter que habilitar o vsync e também reduz problemas com inconsistências de tempo de quadro quando o console não consegue acompanhar a taxa de atualização fixa da tela. O resultado final é uma experiência de jogo mais suave, consistente e responsiva.
Para aqueles com um PlayStation 5 e uma tela HDMI 2.1, poderão experimentar isso ainda esta semana.
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